Aulas com Wiki #2

As aulas com Wiki de que falei semana passada continuaram.  A idéia do professor vem funcionando bem e, aos poucos, as pessoas estão participando mais do site da disciplina. Os tópicos discutidos em aula são colocados na página e cada um pode desenvolver o assunto como quiser; e uma página de links foi acrescentada. O professor atualizou recentemente a bibliografia indicada.

Eis uma vantagem do sitema, não só o professor pode atualizar a bibliografia, como os alunos também se dispõem a aumentar o repertório de indicações; e ainda indicar links para os textos na internet ou outras fontes.

Primeiros acertos

A primeira coisa que pude reparar é que o sistema auxilia as pessoas que precisam faltar a alguma aula.  Numa das últimas aulas, choveu muito forte aqui em São Paulo, e muita gente não conseguiu chegar à faculdade. Essas pessoas tiveram a oportunidade de ver o conteúdo da aula e saber o que foi discutido, assim que o site foi atualizado. Além de já poderem participar da discussão e indicar livros, ou mesmo comentar o que queriam ter comentado durante a aula.

Outro fator importante para o sucesso do uso do sistema, é a supervisão constante do professor. Ele deve estar sempre atento às discussões e intervir quando necessário, indicando leituras ou explicando melhor alguns pontos.

Primeiros problemas

Contudo, alguns problemas já apareceram. O primeiro, em relação ao conhecimento tecnológico de cada aluno.

Como a aula é oferecida também a professores do estado (como extensão universitária), há muitas professoras com duas décadas de carreira assistindo comigo às aulas. E, em geral, essas professoras não têm intimidade alguma com o ambiente virtual. Muitas delas nem conseguiram fazer o registro no sistema e deixaram de participar do Wiki por algumas semanas, até que fossem falar com o professor sobre a dificuldade. Depois, tentamos ajudá-las a aprender o básico do sistema: como entrar, editar etc.

Um segundo problema, de ordem mais técnica, ocorre com o servidor. Em uns dois dias que fui acessar o site, todo o sistema estava fora do ar. Um desses dias foi o da aula. Passei a tarde toda tentando acessar o site e ver as novidades das discussões, e nada. Por sorte, à noite, durante a aula, o sistema já estava funcionando normalmente, e o professor pôde prosseguir com a leitura do Wiki.

Sendo assim, vale lembrar que esse é um problema que pode acontecer a qualquer momento e o professor poderia ter ficado sem acesso ao site durante a aula. O professor deve estar preparado para ministrar a aula mesmo que seu plano inicial de utilizar o Wiki em sala não dê certo.

Outro ponto importante, é estar atento à capacidade de seus alunos de utilizar o ambiente virtual e qual a disponibilidade que esse aluno tem para acessar a internet. E, se for o caso, preparar uma aula para explicar como funciona o sistema e ajudar aqueles que têm dificuldade.

Por enquanto é só, e as novidades que forem surgindo sobre o uso do sistema nas aulas serão postadas!

Veja também:

Esta entrada foi publicada em Aulas com Wiki, Todos os artigos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *