Balanço do Saeb sacode a educação brasileira

O ministro em coletiva sobre Censo Escolar, Saeb e Enem

Recentemente, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apresentou, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um balanço das provas aplicadas a alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil desde 1995.

Este teste de desempenho é feito com alunos da quarta e oitava séries do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio. Os resultados estão divididos por estados e regiões, podendo assim, traçar de forma fiel a situação do ensino brasileiro.

As médias das notas, que variam de zero a 500, se comparadas com as de 1995, mostram uma queda significativa no desempenho desses alunos. Por exemplo: em 1995, as médias dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio em Português era de 290.0, em 2005, essa média caiu para 257.6.

Contudo, como se pode ver na tabela (em “.pdf”), as médias dos alunos da quarta série do Ensino Fundamental vêm aumentando desde 2001. Esta é uma boa indicação e dá a esperança de que esses mesmos alunos consigam uma melhoria no desempenho daqui a quatro anos na oitava série. Reynaldo Fernandes, presidente do Inep, diz que

“temos de repetir essa onda de 2003, de 2005”.

Para incentivar a melhoria do ensino nos próximos anos, uma das medidas é o Fundeb que, de acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, destinará R$ 5 bilhões para os estados que apresentarem pior desempenho.

Há outras ações que visam a melhoria do ensino nos próximos anos, como mostra a matéria de Ana Guimarães Rosa e Flavia Nery, no site do MEC:

“(…)a distribuição de livros didáticos para o ensino médio e a formação de professores pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) − também devem melhorar a aprendizagem no ensino médio, aposta Haddad. A implantação de laboratórios de informática em todas as escolas de ensino médio da rede pública até abril deste ano é outra iniciativa do MEC para garantir melhor rendimento dos estudantes.”

De qualquer forma, o balanço fornecido pelo Saeb serve para mostrar a todos o bom ou mau desenvolvimento da educação brasileira. Agora, falta esperar que as medidas necessárias sejam tomadas e que, no próximo teste, vejamos melhorias nos resultados da prova.

Leia mais:

Esta entrada foi publicada em Todos os artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas para Balanço do Saeb sacode a educação brasileira

  1. André disse:

    O Fundeb, aliás, deve ser abordado aqui em breve.

  2. Fábio Rocha disse:

    Sobre umas das ações mencionada pela Srta.Ana Guimarães Rosa ” implantação de laboratórios de informática em todas as escolas de ensino médio da rede pública até abril deste ano ” acho que não é no momento interessante, tendo em vista, a má formação dos alunos em conceitos básicos de aprendizagem e também, pela carência em qualidade de ensino de matérias básicas

  3. Rafael disse:

    Pois é, Fábio. Isso cai exatamente naquela famosa charge que já caiu em algum dos vestibulares por aí: uma em que a professora está com um computador na sala de aula no meio de uma zona rural sem energia alguma. O que adianta dar computadores, se muitas escolas não têm infra-estrutura adequada e a maioria dos alunos não tem nem ao menos o conhecimento básico das matérias curriculares, por exemplo, português e matemática.

  4. Pingback: Futuro Professor » Blog Archive » O ENEM e algumas conclusões sobre a avaliação

  5. antonio josé disse:

    Todos os dias os jarnais divulgam: desiguldades sociais, analfabetismo, currupção, criminalidade, efeito estufa, Lula viajando, Rio de Janeiro em guerra, prisão de banqueiro, bicheiro, politicos, juizes, desembargadores, ministros; uma sociedade sem EDUCAÇÃO, todos os dias e sempre é o que os JORNAIS podem divulgar!.

  6. Jailton dos Santos Andrade disse:

    Olá, pessoal!
    Como fica o pessoal que foi habilitado (classificado) no cuncurso para nível III que ainda não foram chamados, serão?
    Jailton dos Santos Andrade, Monte Santo – BA, Direc 12

  7. Atualmente sou diretor de escola da rede estadual da Bahia. A nossa escola necessita de um laboratório de informatica, mas a sala ainda nao ficou pronta por uma serie de situações adversas e corremos o reisco de perder 10 computadores. Muito lamentavel para o municipio de Aurelino Leal, onde a população carente perde mais esta oportunidade entre tantas outras

  8. Hi my friend! I wish tο say that this post is amazing,
    great written and include almost all vital infos.
    I’d like to look more posts like this .

    Here is my website turbo force funciona (http://youtube.com/watch?v=x_C3NtVWHnE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *