Blogs e a motivação dos alunos à escrita [Pesquisas #1]

Pensando em alguns pedidos e artigos enviados à nós, inauguramos esta seção Pesquisas com o objetivo de ser um canal específico para divulgação das pesquisas em educação. Há muitos professores e pesquisadores trabalhando no tema da educação, e precisando de espaço para divulgar seus trabalhos, e esperamos contribuir neste sentido.

blogEsta primeira edição traz um trabalho interessantíssimo da Claudia Rodrigues de Campinas, já citado pela Fátima antes de estar disponível na Biblioteca Digital da Unicamp:

O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola

Resumo: A presente pesquisa se insere na área de Linguagem e Tecnologia e, tendo como foco central a produção de blogs, busca investigar as possibilidades que os novos gêneros digitais oferecem para o ensino de produção de texto na escola. O estudo parte do pressuposto que é desejável trazer para sala de aula as experiências de linguagem que os alunos já vivenciam em seu cotidiano. A dissertação relata os resultados de dois estudos realizados a partir de atividades propostas para alunos do ensino médio em uma escola particular, cujas salas de aula são todas equipadas para uso de tecnologia.
A pesquisa foi motivada pela constatação de que esses recursos não estavam sendo adequadamente explorados nas práticas pedagógicas. O componente teórico da pesquisa discute inicialmente a importância da tecnologia no contexto educacional e a pertinência em rever a natureza da linguagem, considerando as transformações que a tecnologia promove. Em seguida, apresenta-se uma discussão geral sobre o blog, ambiente explorado na tarefa proposta nos dois estudos empíricos. O componente empírico relata inicialmente uma experiência que não foi bem sucedida, tentando entender os fatores que explicam o seu fracasso. O segundo estudo empírico buscou contornar as falhas do primeiro, modificando a natureza da tarefa proposta e oferecendo mais liberdade de ação para os alunos.
Os resultados apontam que é pertinente utilizar o blog como uma ferramenta pedagógica, e que o uso desse recurso é motivador para os alunos e pode gerar produções complexas e criativas.

Disponível na íntegra aqui, na Biblioteca Digital da Unicamp.

Comentário: esta pesquisa vem comprovar os ganhos do bom uso das tecnologias na educação. Como discutimos anteriormente, acreditamos que não é qualquer ferramenta que traz ganhos para o processo de aprendizagem, mas alguns usos inteligentes dessas ferramentas.

A série continua na próxima semana, com o artigo “Informática na Educação: a utilização da informática como recurso pedagógico nas séries iniciais”, enviado pela leitora Francisca da Silva, de Boa Vista.

Esta entrada foi publicada em Ensino Fundamental, Pesquisas, Tecnologia e Ensino, Todos os artigos e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Blogs e a motivação dos alunos à escrita [Pesquisas #1]

  1. Tati Martins disse:

    Olá, André!
    Fiz uma leitura crítica da dissertação da Cláudia Rodrigues em meu blog. Se achar válido, pode indicar a leitura do post.
    Um abraço!

  2. Cermen disse:

    Por favor vcs podem me indicar autore q abordam o uso do blog em sala de aula???
    ABs Carmen

  3. Cermen disse:

    Por favor vcs podem me indicar autores q abordam o uso do blog em sala de aula???
    ABs Carmen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *