Bolsa de iniciação à docência

Quadro negroO Ministério da Educação, sob comando do já mencionado ministro Fernando Haddad, anunciou recentemente a criação de uma bolsa, nos moldes da bolsa de iniciação científica, de iniciação à docência. O objetivo, segundo ele é “já na graduação, dar uma atenção especial à formação dos futuros professores“.

O mais interessante é que a proposta – que não fará parte do PDE mas será complementar a ele – veio através de uma prática prevista no PDE, que é ouvir a população, receber sugestões e elaborar as soluções em conjunto. Se confirmado isto, ao menos a idéia base deste mandato do Lula no quesito educação – envolver a sociedade na reconstrução da educação – está sendo seguida.

Sobre a proposta, eu aprovo, acho de boa valia para dar um valor maior à preparação para educação básica nas Universidades. Mas é cedo para avaliar – e vale ficar de olho nesse projeto que está sendo construido para as Universidades Federais. Trataremos aqui em breve.

Leia mais:

Esta entrada foi publicada em Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Formação de Professores, Política Educacional, Sala de Aula, Todos os artigos e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Bolsa de iniciação à docência

  1. Rafael disse:

    Os universitários brasileiros que pretendem se tornar professor realmente precisam de um projeto como esse que enfoque melhor essa área. A iniciação científica muito importante, mas ter algo específico para a docência é melhor ainda.

  2. EVA disse:

    A criação do bolsa professor vai ser muito boa, pois irá dá um suporte financeiros para os alunos de licenciatura que poderam se dedicar mais ao seu futuro profissional. Gostaria muito que meu namorado tivesse direito a ela.

  3. ilzenir de freitas disse:

    Acho a proposta fantástica, e como aluna do prouni seria bom que mesmo sendo bolsista de uma universidade particular tivemos nosso registro como monitor junto ao mec e/ou algum orgão como o cnqp ou o próprio cnqp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *