Domínio Público [Curta, Professor #10] – implicações da Copa às cidades brasileiras

Seguindo em nossa série sobre as implicações da Copa do Mundo de 2014 e de outros megaeventos esportivos às cidades brasileiras, apresentamos mais um documentário importante: Domínio Público. Esse projeto foi viabilizado por financiamento coletivo e traz diversas informações importantes da população atingida por remoções com as obras da Copa.

É outra boa síntese para quem tem pouco tempo em aula para discutir o tema – A Caminho da Copa é mais uma opção para esses casos.

Domínio Público
Documentário  | 2012 | 18 min.
Paêbirú Realizações Cultivadas 

Esse documentário começou a ser filmado em 2011, de forma independente, com pouquíssimo recurso conseguido através da produção de um evento cultural. A equipe abriu mão de seus salários e os equipamentos foram cedidos gratuitamente. Percorremos as comunidades do Vidigal, Vila Autódromo, Providência, toda a Zona Portuária do Rio de Janeiro e o Maracanã, obtendo diversas imagens, entrevistando muitos moradores, participando de reuniões, debates e conflitos. Além disso, entrevistamos o professor Carlos Vainer do IPPUR/UFRJ, pesquisador de megaeventos, o Deputado Estadual Marcelo Freixo e o Deputado Federal Romário.

Esta entrada foi publicada em Atualidades, Copa 2014, Curta Professor, Filmes e Documentários, Geografia, História, Olimpíadas Rio 2016, Todos os artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *