EcoFont

 

Você conhece a ecofont? É, como o nome diz, uma fonte ecologicamente correta criada por um empresa de comunicação e marketing chamada SPRANQ, localizada nos Países Baixos. A idéia é simples, os criadores tiraram do interior das letras pequenos círculos, economizando tinta sem afetar a leitura. A distribuição e utilização da fonte é gratuita. Para tê-la em seu computador, basta fazer o download do arquivo aqui (.ttf) ou visitar o site dos desenvolvedores.

Eu experimentei a fonte e achei o resultado ótimo. Mas vai uma dica: na tela do computador, a leitura não fica tão boa, por isso, digite todo o texto com outra fonte qualquer e, antes de imprimir, formate tudo em Spranq eco sans (o nome da ecofont no computador). Pronto! Seu texto sai com economia de tinta. Os desenvolvedores avisam que os resultados podem variar de impressora para impressora e de editor para editor.

Experimente você também!

Agradecimentos especiais ao post do blog do Núcleo de Meio Ambiente (Letras/FFLCH/USP) , postado pela Simone.

Trabalhos acadêmicos

E o que você acha? Daria para imprimir trabalhos acadêmicos com essa fonte? Eu vou entregar meu próximo texto nesses moldes, vamos ver o que o professor vai achar.

É claro que não só a economia de tinta é importante. A economia de papel e do volume de coisas que imprimimos todos os dias deve ser sempre observada. Quando puder, imprima dos dois lados da folha. Ou, se as letras forem grandes, imprima duas páginas por folha.

Todo esse tema pode ser tratado em sala de aula e você, professor, pode mostrar aos seus alunos maneiras de economizar nos trabalhos escolares. Se você é aluno, pode apresentar novas idéias ao professor!

Deixe sua opinião ou idéia de como economizar e ajudar a natureza!

Veja também: Educação Ambiental e Política dos 3 R’s

Esta entrada foi publicada em Educação Ambiental, Links, Mídia, Sala de Aula, Tecnologia e Ensino, Todos os artigos e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas para EcoFont

  1. Alcione disse:

    Adorei essa dica e já estou passando a informação adiante!
    Obrigada!

  2. andre disse:

    meus cartuchos duram tres meses/com isso devem durar um ano/otimo.

  3. Uma idéias muito interessante, se for para diminuir a poluição é válido experimentar.

  4. Vou testar. Se funcionar, o bolso e o meio ambiente agradecem.

  5. Cyntia disse:

    Adorei a dica, pois estou sempre a procura de novas fots. Adorei o Blog de vcs. Voltarei mais vezes! Bjks 🙂 Cyntia

  6. Alcione disse:

    Estou usando a fonte e gostei muito do resultado! Obrigada pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *