Educação Indígena no A’Uwe

A TV Cultura transmite aos domingos uma série de documentários sobre tribos indígenas. O programa é apresentado pelo ator Marcos Palmeira (imagem abaixo*) e se chama A’Uwe. Cada documentário trata de um assunto diferente, da cultura das tribos visitadas e como eles se relacionam com a natureza.

Os documentários merecem destaque independente do assunto tratado. Mas hoje ele aparece no Futuro Professor porque tratará da Educação Escolar Indígena, através de um documentário gravado em 2005, de Camilo Tavares.

Infelizmente, no site do programa não há muitas informações sobre o doumentário que será transmitido hoje (22/02) às 18h. Mas, mesmo assim, reproduzo a sinopse do episódio abaixo:

Neste domingo, A’Uwe apresenta documentário que visita três tribos indígenas no Acre, em Minas Gerais e no Parque Indígena do Xingu para mostrar a trajetória que resultou no direito à educação indígena diferenciada. Ensinamentos ambientais, cultura, identidade e política caminham de mãos dadas neste filme, que vai muito além da sala de aula.

Expedição A’UWE – A Volta de Tsiwari

Marcos Palmeira, na década de 80, visitou a tribo xavante de São Pedro (MT) e recebeu o nome de Tsiwari (Filho Valente). Em 2004, ele reorganizou uma visita de quinze dias à tribo e produziu o documentário lançado em 2005.

Resumindo

Peço desculpas por avisar sobre o programa em cima da hora.

Educação Escolar Indígena
Programa: A’Uwe
TV Cultura
Domingo – 22/02/2009 – 18h00
(2º Exibição: Quartas-Feiras às 20h00)

Mais Informações

* Imagens: © 1996-2009 Fundação Padre Anchieta

Esta entrada foi publicada em Educação Ambiental, Educação Indígena, Mídia, Política Educacional, Todos os artigos e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Educação Indígena no A’Uwe

  1. Alcione disse:

    Tem um selo para você no meu blog. Espero que goste!
    http://ensquimica.blogspot.com/2009/03/blog-maneiro.html
    Abs.

  2. Rodrigo Coorea Borges disse:

    Tenho um sonho e sei que vc pode me ajudar como faço para entrar na area de pesquisa com indios até morar lá com eles se possivel manda resp quero muito trabalhar com indios mais não sei como e com quem conversar sobre isso me ajuda se possivel me ,manda um contado desta região ,
    Obrigado pelo tempo disp.

  3. Rocky disse:

    What’s up Dear, are you actually visiting this web site on a regular basis, if so
    after that you will absolutelyy take pleasant know-how.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *