Eleições 2008

Aqui vai uma dica simples que pode facilitar a vida de alguns professores ao montar planos de aula sobre as Eleições 2008. Muitas escolas de Ensino Infantil e Fundamental, principalmente, costumam criar atividades pedagógicas que envolvam o tema.

Voto consciente, responsabilidade e cidadania são palavras recorrentes na mídia e nas conversas sobre as Eleições. Pensei em colocar a definição dessas três palavras aqui no texto. Contudo, acredito que apenas uma já é suficiente para ilustrarmos a importância desse momento que se repete de quatro em quatro anos (no caso das eleições municipais). Às vezes esquecida num canto qualquer, a responsabilidade é entendida por:

“obrigação de responder por certos actos próprios ou alheios ou por alguma coisa que lhe foi confiada.” (Dicionário Priberam Online)

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa toca no mesmo ponto:

“1. obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros (…)”

E, por fim, o Novo Dicionário Aurélio entende por responsabilidade moral:

“1. Situação de um agente consciente com relação aos atos que ele pratica voluntariamente.

2. Obrigação de reparar o mal que se causou a outros.”

Curioso notar a recorrência do termo obrigação. Essa obrigação se aplica, naturalmente, a todos: eleitores e candidatos (inclusive os eleitos). Sendo assim, a construção de uma geração agraciada pela Educação Eleitoral clama por surgir. O dever de ensinar como funciona a administração de uma cidade (estado ou país) é tanto das escolas quanto dos pais. Entretanto, o assunto de Educação Política pode ser melhor aprofundado em outra oportunidade, ou mesmo pelos comentários dos leitores que se interessarem.

Informações sobre os candidatos

A dica mencionada acima é: visitem o site do Tribunal Superior Eleitoral. Certas horas esquecemos de procurar informações nos meios públicos. O TSE disponibiliza materiais muito interessantes sobre as Eleições 2008, além de manter em arquivo informações de outros anos. Nele, o leitor pode conhecer o sistema de Divulgação de Candidaturas (DIVULGACAND) – uma listagem de todos os candidatos a prefeito e a vereador do Brasil, além da declaração de bens de cada um, informações sobre o processo de candidatura etc.

Urna Eletrônica Virtual

Outra atração do site é a Urna Eletrônica Virtual, que pode ser acessada aqui. Com essa ferramenta o eleitor inexperiente pode treinar uma situação de voto. Os candidatos são personalidades da cultura brasileira e seus números são fictícios, para não favorecer nenhum candidato real. Vale a pena conferir e se divertir conhecendo os “candidatos”.

O site do TRE-SP também disponibiliza informações importantes sobre as Eleições 2008, principalmente no Estado de São Paulo, assim como um breve histórico da Urna Eletrônica no Brasil.

+ Clique aqui para acessar o portal do TRE em outros Estados do Brasil.

Atividade com os alunos

O Tribunal oferece gratuitamente para download o “Guia do eleitor cidadão” (Senado Federal/TSE), a fim de orientar os cidadãos sobre as Eleições 2008. O Guia trata de forma didática de questões como o funcionamento da administração pública, as funções do prefeito e dos vereadores, entre outras.

Voto obrigatório/facultativo

Vale lembrar que, para os jovens, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos. Contudo, pode-se votar desde os 16. Além de as atividades que envolvam o tema das Eleições serem interessantes a todas as idades, algumas turmas podem desenvolver debates para discutir a importância do voto facultativo e descobrir quem se sente preparado ou não a votar.

A obrigatoriedade do voto também é assunto de permanente debate. Não cabe aqui e nem é objetivo do site discutir esse assunto. Mas ouvir a opinião dos alunos sobre isso pode produzir debates muito estimulantes em sala de aula.

Conte-nos sua experiência com eleições, se já fez alguma atividade desse tipo com seus alunos, ou participou de alguma na época de escola etc.

O voto é um direito e um dever, é um “modo de manifestar a vontade ou opinião num ato eleitoral ou numa assembléia (…)” (Houaiss). Seja ele nulo, branco ou específico, fará parte das nossas vidas por mais quatro anos.

Esta entrada foi publicada em Ensino Fundamental, Ensino Infantil, Ensino Médio, Plano de aula, Política Educacional, Sala de Aula, Todos os artigos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *