Tragédia em Santa Catarina, solidariedade e a escola

Pessoal, como todos devem estar sabendo, o Estado de Santa Catarina passa por grandes dificuldades em decorrência de chuvas muito intensas e por um longo período.

Até às 21h30 deste sábado (29), o número de desalojados e desabrigados passava dos 78 mil, com 110 mortes.

Solidariedade

A Débora, como muitos outros, divulgou maneiras de ajudar o povo de Santa Catarina, e aproveitamos para também divulgar:

Todos que puderem, ajudem a divulgar e doem – vamos colaborar para amenizar o sofrimento do povo catarinense. Uma boa idéia é levar as informações à sua escola e organizar um mutirão de arrecadação!

Trazendo discussões para a sala de aula

Professores podem aproveitar o momento para discutir com os alunos diversos assuntos, entre eles a solidariedade e a postura das pessoas em momentos como este – trazer a discussão da grande quantidade de saques, golpes e trotes, de comerciantes subindo preços para se aproveitar do momento difícil, provocar questões relacionadas à solidariedade… – e até facilitar o aprendizado de alguns temas, como a questão dos deslizamentos, nas aulas de Geografia.

Os deslizamentos estão relacionados a características do solo e do relevo (declividade), e normalmente ocorrem em chuvas prolongadas (estão mais relacionados à frequência do que à intensidade da chuva). Os deslizamentos no Brasil são comuns em áreas habitadas. Isso se deve principalmente à ausência de habitação para as pessoas mais pobres, com a consequente ocupação urbana desordenada e ilegal em áreas de risco. Assim, os deslizamentos se tornaram desastres comuns em épocas das chuvas, tendo grande impacto social, atingindo especialmente essa população mais pobre.

Discutir essas questões, trazendo notícias da tragédia de Santa Catarina e usando o caso como exemplo, é uma forma de manter os alunos antenados à realidade e relacionar os conteúdos ao que acontece no país.

Veja também:

Esta entrada foi publicada em Sala de Aula e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Tragédia em Santa Catarina, solidariedade e a escola

  1. larissa disse:

    excelente idéia!!!!! to divulgando ja
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *