Crie sua própria página personalizada no Netvibes

Comece já a utilizar RSS e deixe que seus sites preferidos venham até você!

O Netvibes, além de um leitor de feeds (saiba mais aqui), funciona como um gerenciador de sua “vida virtual”, permitindo que você adicione à uma página seus blogs, notícias, vídeos online, podcasts, e-mails, e até previsão do tempo e comparação de preços de produtos. Além de suporte à feeds RSS e Atom, ele possui:

  • Gerenciamento de contas de e-mail;
  • Módulos para busca em diversas fontes de imagens, texto, vídeos, mapas, blogs, podcasts e até comparação de preços;
  • Módulos de serviços como previsão do tempo, gerenciamento de calendários pessoais e públicos (via iCal), notas e tarefas a fazer;
  • Temas personalizáveis para mudar a aparência da página;
  • Equipe de tradução para português do Brasil, mantendo-o sempre fácil de utilizar.

Passo 1: Criando sua conta


Tela inicial do Netvibes

Ao entrar no Netvibes (netvibes.com), você, primeiramente, deve criar sua conta (o que é super rápido), para que as suas configurações sejam levadas onde você for. Para isto, basta acessar a opção “Entrar” (sign up), e na área para Novos Usuários, acessar o botão “Cadastre-se agora!”. Então, insira seu e-mail e crie uma senha para acessar… e pronto! Você tem sua conta. Agora, toda vez que entrar no site e não estiver em sua página configurada, basta clicar em “Entrar” e inserir seu e-mail e senha, e ele carregará suas informações.

Passo 2: Netvibes do Brasil

O Netvibes tem uma equipe de brasileiros trabalhando na traduação e geração de conteúdo local. Normalmente ele detecta automaticamente que você está no Brasil (caso esteja de fato) e aplica a tradução e o conteúdo local, mas caso isso não aconteça, também é fácil e rápido configurar manualmente. Basta acessar o menu Settings (Configurações), no cabeçalho, e ir até Languages para definir o idioma (selecionar Português – Brasil), e Local Content (Conteúdo local), definindo Brasil.

Passo 3: Adicionando Conteúdo

feed representa um módulo, bem como existem módulos personalizados para diversas funcionalidades. Para adicionar e configurar novos módulos, basta acessar a opção no topo à direita , “adicionar/navegar conteúdo“. Um menu será aberto, onde destacamos:

  • Adicionar um feed: permite adicionar um feed digitando a url do RSS/Atom;
  • Feeds recomendados: feeds de alguns blogs e sites que têm destaque no país;
  • Diretório de Feeds: conteúdo nacional selecionado e recomendado, separado em categorias;
  • Buscas: na web, em blogs, de imagens, vídeos, mapas, podcasts e compras;

Passo 4: Organizando

É muito simples reorganizar seus módulos: para movê-los, basta clicar e arrastar.

Você também pode organizá-los em abas, separando em assuntos ou da maneira que mais lhe agradar. O Netvibes permite, também, que você compartilhe abas inteiras com seus amigos.

Além disso, todos os módulos permitem que você configure as cores (através do indicador Opções ou o menu Editar, no cabeçalho de cada módulo.

Se tiver dúvidas e precisar de mais ajuda, basta acessar o item Primeiros Passos do topo, que exibe uma ajuda online rápida, ou mesmo o FAQ do Netvibes.

Passo extra: Adicionando uma aba configurada de sites e blogs de Educação!

Elaboramos uma coletânea de alguns feeds de educação para você começar sua experiência no Netvibes. Confira aqui! Basta clicar e adicionar à sua página.

Constam nessa lista os seguintes feeds:

_________________________

FirefoxObs: O Netvibes, como a maior parte dos sites e aplicações web modernas, funciona melhor no navegador Firefox. Ele é grátis, rápido, leve e muito seguro. O que está esperando? Melhore sua experiência na internet.

_________________________

Débora e André fizeram esse texto juntos porque notaram que seus leitores desconheciam essa tecnologia muito útil.

Uma resposta para Crie sua própria página personalizada no Netvibes

  1. Pingback: Deixe que seus sites favoritos venham até você » Futuro Professor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *