Olimpíadas I: tradição e história dos jogos

Leia também os outros artigos da série Olimpíadas 2008:

Em homenagem à edição dos Jogos Olímpicos de 2008 na China, o Futuro Professor (FP) irá postar uma série de artigos que tratarão de como esse evento pode ser utilizado em sala de aula. Preparar aulas temáticas é ótimo para explorar a interdisciplinaridade. Trabalhar com um país é uma fonte inesgotável de inspirações para se criar atividades de diversos níveis, para Ensino Fundamental e Médio. O FP já tratou de plano de aula no artigo Planejamento de Aula.

As várias disciplinas poderão se beneficiar do tema. Fatos históricos importantíssimoos não faltam. A China é um país muito vasto, incorporando diferentes vegetações, climas e acidentes geográficos. Pode-se estudar sua numerosa população, sua economia, gastronomia, cultura etc. Sem contar o próprio evento Olimpíadas, que abre espaço para se contar a tradição desses jogos e para se aprofundar em cada um deles em aulas de exercícios físicos, por exemplo. As leis da física também podem ser trabalhadas tomando os esportes como base. Em biologia, o que corpo precisa e faz para aguentar o esforço físico exigido durante as competições.

Os assuntos parecem ser intermináveis, porém, mesmo assim, tentaremos tratar mais especificamente de alguns deles. É claro que cabe a você, professor, auxiliar pedagógico ou coordenador, planejar o conteúdo das aulas e adequar os assuntos aos vários níveis de seu colégio. Também é bem vinda toda colaboração que o leitor queira nos mandar, com idéias, links interessantes, indicações biliográficas etc. Sua sugestão pode aparecer em um artigo futuro!

Site Oficial

O endereço eletrônico de fonte mais importante sobre as Olimpíadas é o site oficial. No evento deste ano, o link oficial é: http://en.beijing2008.cn/. O site está em inglês, mas o visitante consegue visualizá-lo em chinês, inglês, espanhol, francês e árabe, clicando no canto superior direito na língua desejada. Muitas informações dispostas neste artigo serão retiradas do site. Vale a pena que o interessado o visite e busque nele as informações necessárias. As referências e os links indicados aqui para o site oficial levarão o internauta ao conteúdo oficial em inglês. Então, lembrem-se, para mudar de língua, é só clicar na língua desejada!

O site é bem completo. Ele traz imagens e muitas notícias em tempo real. Os horários dos jogos, os locais etc. também são publicados. O leitor atento poderá encontrar informações a respeito das cidades e do país, de jogos passados. Há várias páginas com curiosidades. Na aba Fun Page, à esquerda, é possível fazer downloads de imagens para usar na tela do computador ou se inscrever para receber notícias no e-mail.

História

Trabalhar com a história dos jogos não é uma tarefa muito fácil, mas pode trazer resultados muito agradáveis. Para chegarmos ao que hoje assistimos na televisão, temos de levar em consideração uma tradição de milênios. Pode-se relacionar, em aula, os jogos com a Grécia, no momento de sua concepção. As Olimpíadas também têm uma história estreita com guerra e paz: era então período de paz na Grécia. Nos tempos modernos, não se realizou o evento durante as grandes guerras. O papel da mulher na sociedade pode ser levantado como questão, nem sempre elas tiveram o direito de competir nos jogos, por exemplo.

Links para História: ESPN – especial Olimpíadas, por exemplo. Além disso, qualquer busca com as palavras “História das Olimpíadas” em algum site de busca resultará em referências interessantes. O professor certamente saberá qual texto se encaixa melhor à sua proposta.

Anéis Olímpicos

Os Anéis Olímpicos são sem dúvida uma das maiores marcas da modernidade. O logotipo representa a união de todos os cinco continentes. A ideologia de encontro trazida pelo símbolo é muito forte e pode ser facilmente tomada em aulas de Ética, Filosofia, História e Ensino Religioso. O enfoque fica na questão do respeito, quebra de barreiras geográficas e racistas etc. Além de ter um apelo pictográfico forte com cores e formas geométricas dignas de interpretação.

O site oficial possui um texto muito interessante sobre essa história, The Olympic Flag (em inglês). Em português, há também o texto neste endereço.

Mandem idéias, comentários e sugestões

O FP não é feito sem você! Mande suas idéias para gente, pelos comentários ou pela aba Fale Conosco.

Em breve estaremos publicando o próximo artigo da série. Envie-nos sua opinião sobre o texto!

Esta entrada foi publicada em Ensino Fundamental, Ensino Médio, Esportes, Olímpiadas 2008, Plano de aula, Sala de Aula, Todos os artigos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas para Olimpíadas I: tradição e história dos jogos

  1. Pingback: Olimpíadas II: a língua chinesa » Futuro Professor

  2. Thamires disse:

    Quee merda odeio olimpiadaas ¬¬”

  3. Pingback: Olimpíadas III: a China » Futuro Professor

  4. danielly lima disse:

    Bom os jogos olinpicos…..Foiii uma das aprezentaçoes maiiis lindas de todas que eu já viiII…

    Quero agradecer ….Aqueles que fez issoO acontece…

    E eu conseguiiI enteder melhor .. Os jogos olinpicos…

    MuiitoO Obrigada por tudoOOoO….

  5. Fertinal disse:

    Agradeco bastante aqueles que fizeram este trabalho,porque este ajuda esclarecer todas as minhas duvidas acerca dos JOGOS OLIMPICOS……
    obrigado e abracos!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Denilce disse:

    e meio xato nao gostei muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *