Olimpíadas III: a China

Continuando nossa série de artigos sobre as Olimpíadas e sua sede em 2008, o André escreveu o texto seguinte, relacionando aula de Geografia e China! Para ler os outros textos da série, clique nos links abaixo:

Usando os Jogos de Pequim nas aulas de Geografia


Os jogos olímpicos de Pequim podem ser interessantes para introduzir (ou reforçar, caso já abordados) diversos assuntos de Geografia. Levantaremos alguns deles aqui:

Fusos horários


Todos os brasileiros percebem facilmente a diferença de fuso horário nos jogos, dado que as atividades ocorrem de madrugada. É um bom momento para retomar este tema e garantir o entendimento dos fusos horários.

China no sistema-mundo


A China, que possui cerca de um quinto da população mundial, vem tendo um crescimento econômico muito grande nos últimos anos e emergindo como uma nova potência geopolítica.
O chamado “socialismo de mercado” chinês também traz diversas discussões à sala de aula. A sugestão é sempre tentar estimular a visão crítica dos alunos, instigando-os a entender as diferenças entre os modelos de país e a formação social da China (tomando cuidado para não haver “doutrinação”)

Geopolítica das Olimpíadas


Pode ser incorporada nessa discussão o lado político dos Jogos Olímpicos, como propaganda de modelos e de países, por exemplo, desde o período da Guerra Fria até os dias atuais. Nesse contexto, o que significa a vitória da China no quadro de medalhas, ultrapassando os EUA?
Também vale lembrar e tratar na sala dos Jogos Olímpicos de Munique, 1992, onde a disputa entre judeus e palestinos desencadeou atentados de grupos extremistas com seqüestro e assassinato de judeus.

Como outros eventos de destaque, as Olimpíadas são um bom momento para fazer conexões do conteúdo de sala de aula e o cotidiano dos alunos, o que é essencial para o aprendizado.

Leia mais:

Esta entrada foi publicada em Ensino Fundamental, Ensino Médio, Esportes, Olímpiadas 2008, Plano de aula, Sala de Aula, Todos os artigos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Olimpíadas III: a China

  1. Pingback: Olimpíadas II: a língua chinesa » Futuro Professor

  2. Pingback: Olimpíadas I: tradição e história dos jogos » Futuro Professor

  3. laércio disse:

    limpiadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *