Programa de Educação Continuada da FE-USP

A Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e a Secretaria de Estado da Educação criaram juntas um PEC – Programa de Educação Continuada. O projeto pretende dar formação de nível superior aos professores da Educação Básica que não o tenham concluído.

Em entrevista ao CAPPF – Centro Acadêmico Professor Paulo Freire -, a professora Sonia Penin, da FE-USP, nos lembra que a LDB em seu artigo 64 dispõe que “a formação de profissionais da educação para a administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.” Apesar de a USP ter servido o curso aos moldes da legislação estadual, os PECs são ferramentas necessárias para a atualização dos profissionais da Educação.

A vantagem do programa oferecido pela USP, para quem não fez o curso, é que a faculdade disponibiliza as apostilas que foram usadas na internet gratuitamente.

As apostilas

O material usado no Programa Construindo Sempre é gratuitamente visualizado no site do PEC da FE-USP. São sete apostilas, divididas em três módulos cada, que tratam das matérias básicas do ensino obrigatório: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

As apostilas são apresentadas pelo programa Macromedia Flashpaper e podem ser impressas em qualquer computador. Vale lembrar que no curso, há um acompanhamento feito por orientadores desse estudo, contudo, qualquer um pode ler o material em casa.
Para acessar as apostilas, clique aqui.

Você consegue informações sobre a Faculdade de Educação da USP, que oferece os cursos de Pedegogia e Licenciatura em diversas áreas, além de palestras e outros cursos de menor duração, no site: www.fe.usp.br

Esta entrada foi publicada em Educação a Distância, Formação de Professores, Links, Todos os artigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para Programa de Educação Continuada da FE-USP

  1. Claudio Roberto Affonso disse:

    Pesquisando sobre educação continuada, acessei um artigo que nunca tinha ouvido falar, nem mesmo por alunos da USP, sobre o PEC – Programa de Educação Continuada, porque não é divulgado para os professores da rede pública?. Achei muito interessante e de resultados muito satisfatórios apontados pelas autoras Professoras Doutoras: Myriam Krasilchik, Marieta Lucia Machado Nicolau e Maria Catarina Cury, informações que estou utilizando nos textos que estou elaborando na minha pós graduação de Especialização em Docência e Gestão no Ensino Superior, parabenizo-as pelo excelente trabalho que está me servindo de apoio para continuar meus estudos tardios, muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *