Petróleo, pré-sal e educação

O que petróleo tem a ver com educação? Fácil: possibilidade de mudar o rumo do país.

Os recursos do petróleo e o pré-sal

Não sei se todos viram, mas as últimas semanas foram agitadas: Sérgio Cabral chorando de um lado, Xuxa reclamando de outro, o Rio clamando o petróleo pra si, o COB ameaçando cortar a olimpíada do Rio. Por quê? Resumindo, com os novos recursos do petróleo vindo da camada pré-sal, começou-se a discutir uma redistribuição do dinheiro dos royalties (compensação em recursos públicos pela exploração do petróleo) na qual o Estado do Rio de Janeiro sairia perdendo.

Essa discussão recente no Brasil sobre os royalties do petróleo trata basicamente de quem deve ficar com os recursos, ou melhor – visto que é uma questão geográfica -, de onde esses recursos devem ficar. Mas estão deturpando a principal discussão: o que fazer com esse dinheiro?

pre-sal

A importância do Fundo Social

Pela proposta do governo Lula, parte desse dinheiro irá para um Fundo Social para se desenvolver educação, cultura, ciência e tecnologia, e para acabar com a pobreza. É importante que isso seja de fato realizado. Ainda não sabemos bem o que o congresso vai fazer com esse dinheiro, ou seja, qual destino será dado. Mas é óbvio que o caminho, olhando para o futuro, é usar essa oportunidade para combater os problemas sociais brasileiros. No longo prazo, o caminho para isso passa, sem dúvida, por reverter a situação da educação no país. Para isso, precisamos de recursos.

O petróleo é das crianças

Nessa linha, propomos a leitura desse artigo muito interessante do Senador Cristóvam Buarque, defendendo que o petróleo é das crianças, ou seja, esses recursos – finitos – do petróleo, descobertos na camada do pré-sal, devem ser usados com foco nas gerações futuras; devem ser usados na melhoria da educação brasileira.

Veja mais:

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/folha_artigo_haddad.pdf
Esta entrada foi publicada em Política Educacional, Todos os artigos, Valorização do Professor e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas para Petróleo, pré-sal e educação

  1. Tenho pleno acordo com o Senador Cristóvan Buarque. Na Conferência Nacional de Educação ficou bem claro que a sociedade quer um salto de qualidade na educação. A recente aprovação pelo CNE do Custo Aluno Qualidade inicial com indicador educacional vai na esteira dessa necessidade brasileira. Com certeza os recursos do Pré-Sal serão imprescindíveis para alcançar esse salto. Há muito o que fazer ainda! Parabéns pelo artigo

  2. Olá amigos, vem aí a 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). As inscrições acontecem de 1 de junho a 6 de agosto.
    Se puder, nos ajude a Divulgar! =D
    A Olimpíada, composta por cinco fases online e uma presencial, é destinada a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
    Para orientar a equipe, formada por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
    A Olimpíada começa no dia 19 de agosto, dia nacional do historiador, data que celebra o nascimento e o centenário da morte do jornalista e historiador Joaquim Nabuco.
    A iniciativa é do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2009, a ONHB inscreveu mais de 15 mil participantes e reuniu cerca de 2 mil pessoas na final presencial.
    Mais informações acesse o site “www.mc.unicamp.br”
    olimpiadadehistoria@gmail.com
    Equipe Organizadora

  3. Eliéte da Silva Minas Novas Campos disse:

    Pela primeira vez, na história deste país, entrou uma dirigente séria,como a presidenta Dilma, que tomou uma iniciativa, de mudar a realidade do povo brasileiro, enfim, de olhar para o setor da Educação, que há muito tempo está esquecido pelos governantes .Parabéns presidenta Dilma, pela sua iniciativa brilhante. Isso vai ficar na história deste País.

  4. ypf serviclub disse:

    It’s really a cool and helpful piece of information. I’m happy that you shared this useful information with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *