Projeto de lei visa acabar com o vestibular. No lugar: sorteio!

Bingo! Visitando um blog quase homônimo, me deparei com este artigo que contia, após alguma análise da situação do ensino superior brasileiro, a seguinte informação: um projeto de lei do Senador Sibá Machado (do Acre), que visa acabar com o vestibular e instaurar o sorteio como método de entrada nas universidades públicas. Alguns trechos:

O acesso aos cursos (…) oferecidos pelas instituições públicas, inclusive pelas universidades, fica reservado ao candidato que, além de concluído o ensino médio ou equivalente, tenha sido classificado em Exame de Estado e se submeta a um só sorteio anual, entre inscritos para curso específico de determinada instituição.

Sobre o tal Exame de Estado, diz:

O Exame de Estado (…) será elaborado sob a responsabilidade do Conselho Nacional de Educação e aplicado anualmente pelo órgão executivo da União responsável pela área, podendo dele participar os alunos que já concluíram o ensino médio, em suas várias modalidades, ou estejam freqüentando seu último ano.

Portanto, ao meu entendimento, haveria, anualmente, uma prova para qualificar os alunos, e os aprovados (não há número máximo, até onde entendi) passarão por um sorteio para receber ou não as vagas. No mínimo, é bastante inovador (só tenho pena dos azarados). Realmente acho o vestibular injusto, mas será que o modelo dessa lei é o ideal? Deixo, mais do que nunca, a discussão aberta a vocês.

Esta entrada foi publicada em Todos os artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

36 respostas para Projeto de lei visa acabar com o vestibular. No lugar: sorteio!

  1. TSH disse:

    É interessante que propostas sejam feitas para que o processo seletivo para as faculdades seja mudado, afinal, o vestibular é injusto em muitos sentidos: nem todos têm as mesmas condições/opotunidades de se prepararem, imprevistos podem acontecer na hora, nervosismo, tudo é considerado não apenas a capacidade intelectual.
    Sobre esse projeto de lei em particular, eu não sou a favor.
    Acredito que para a qualidade do ensino superior se manter, deve haver um processo que envolva conhecimento para selecionar os candidatos. Assim como a lei sugere. Porém, a parte do sorteio (mais polêmica) não vai ao encontro com o que penso. É muito frustrante você se preparar e ser barrado por um sorteio, ou pior, não ter certeza de que alcançará uma vaga um dia.
    A solução deve de alguma forma, priorizar o mérito das pessoas de provar possuir uma gama de conhecimento julgado necessário e o ensino como um todo deve possibilitar que todos tenham direito a um ensino decente e que permita o aprendizado necessário.

  2. Yusuke disse:

    Tudu bem que o vestibular com certeza não é o melhor metodo de “filtragem” para os alunos entrarem nas universidades, tanto públicas como particulares, no entanto, acho que deveria ter mais ênfase na formação de melhores alunos nas escolas publicas. É claro que as escolas particulares devido a mensalidades tem maiores recursos e seleção dos melhores profissionais, mas sempre sera bem vinda a valorização do professores de escolas publicas possibilitando um melhor ensino a toda a população, tornando pouco mais justo o vestibular.
    Eu sou totalmente contra esse criterio de sorteios!

  3. Daniel disse:

    Pelo visto o mito de que entrar em Universidade Pública é ganhar na loteria vai virar realidade.

  4. Ricardo Righetto disse:

    “É claro que as escolas particulares devido a mensalidades tem maiores recursos e seleção dos melhores profissionais”
    Nem sempre, meu caro. Com essa facilidade que existe hoje pra se abrir uma faculdade, tem muita aberração por aí. Digo isso por experiência familiar, minha mãe é professora de algumas faculdades particulares que chegam a ofender os princípios mais básicos da educação. Uma delas nem biblioteca tinha até meados do ano passado (e a faculdade já opera há alguns anos). Quanto às mensalidades, nada mais é do que um financiamento do diploma. Hoje tem faculdade mais barata do que muito cursinho ou escola particular de ensino médio. Ensino superior privado virou uma máquina de se fazer dinheiro às custas da ignorância da população, e as particulares que mantinham uma boa tradição de ensino e pesquisa estão se vendo forçadas, pela concorrência, a abrir mão de infra-estrutura e docentes especializados para poder manterem-se no mercado frente à essas “pagou, passou”.
    Agora referindo-me ao assunto da notícia publicada sobre o vestibular, simplesmente não pode passar de uma piada né, assim como a tentativa de fiscalizar o uso da internet (PSDB) ou o seqüestro da poupança (PT) que alguns gênios da nossa política tentaram engrenar nos últimos tempos.
    Eu pessoalmente não acho o vestibular um método de seleção tão injusto. Injustas são as discrepâncias absurdas que existem no ensino básico desse país e o número de vagas no ensino superior decente e gratuito. Sei que é inviável botar todos os jovens na USP ou na Unicamp, óbvio. E, nesse processo, acho justo que se tome como parâmetros o esforço de cada um pelo conhecimento. Penso que devem existir mais alternativas para que todos possam estudar, sim, mas dar uma vaga por sorteio para uma pessoa que não tá nem aí pra nada é um atentado ao bom senso, e, mais ainda, à boa vontade.

  5. JC disse:

    Nossa, que viagem isso! Até concordo que outros métodos alternativos ao vestibular cabem ao País, mas sorteio? Os que estudam, que tem um intelecto mais desenvolvido etc. (por natureza ou por esforço) podem ficar de fora. Porque já se sabe: há muitos analfabetos funcionais. E será que esses têm capacidade, enquanto tais, para uma universidade pública? Não é desprezo, mas coerência em busca de uma boa preparação aos que ingressam num curso superior.

  6. André disse:

    Sobre o que o Yusuke falou, não tinha entendido da mesma forma que você Ricardo, entendi que era relacionado à escolas de ensino fundamental e médio, não faculdades. De qualquer forma, seu argumento é muito válido, mesmo, concordo.

    JC, perceba que a idéia era fazer um exame (não se entra em detalhes dos critérios) que aprovaria todos os “aptos” a cursarem a faculdade, e, dentre esses, seria realizado o sorteio.

  7. Ricardo Righetto disse:

    Realmente, agora que você falou, Pasti, eu entendi o o Yusuke quis dizer (acho). Mas isso não muda o que eu disse, mesmo porquê já vi gente falando que faz faculdade particular “porque tem infra-estrutura melhor que as públicas e os professores dão aula com vontade, pois são bem remunerados”, o que só é verdade em casos específicos.

  8. "Carlos Eduardo Rosenthal" disse:

    Esse projeto é inadmissível!

  9. Roberta disse:

    Pessoal, tenho que fazer uma dissertação sobre o vestibular e, com base nos comentários de vocês já tenho a minha redação quase toda formulada. A respeito do projeto, é realmente inadmissível, pois aqueles que realmente se preparam, os que realmente tem desejo de entrar numa universidade e nao têm condições poderiam ficar de fora, enquanto um que não tem tanto interesse poderia ser sorteado, causando u,a grande injustiça para com os menos favorecidos.
    Abraço a todos!

  10. Joao disse:

    Escola publica deveria ser para quem sempre estudou em escola publica, mas na minha opinião deveria ser como nos Estados Unidos, não existir faculdade publica, e entre as faculdades ter vagas para bolsistas esportivos, pesquisadores e descontos conforme a renda. Já que dificilmente um pobre entra numa faculdade publica e é justamente esse pobre que paga mais impostos ( proporcionais a renda ) que um rico, sustentando assim o rico na faculdade e se esfolando e se humilhando para pagar a própria…

  11. fernando disse:

    Eu concordo com o joao quanto ‘a dificuldade de pessoas mais carentes conseguirem ingressar numa faculdade publica, porém totalmente contra ser igual nos EUA, tornando todas as faculdades pagas. Mas, mesclando minha idéia com a dele, que tal se os cursos tais como letras, educacao física, etc fossem sorteados, e outros como matematica, fisica, medicina exigisse vestibular, e “faculdades ter vagas para bolsistas esportivos, pesquisadores e descontos conforme a renda” no caso de Universidades pagas.

  12. Espedito Siqueira dos Santos disse:

    Para começar a conversa é preciso saber que para acabar o vestibular e deixar com sejam classificados por sorteios, vale dizer que os pobres nunca serão sorteados, embora sinta que o vestibular é injusto, porque não atesta ninguém, isso foi mais agressivamente apertado por pressão da imprensa, uma vez que buscava informar que o vestibular era muito fácil, aí os vestibulares ficaram mais complicados, embora que para o nível do Brasil não era fácil, pela educação que os Brasileiros recebem. Porém quero dizer que para o Brasil que hoje se dá o nó nas classificações do enen, para entrar na universidade por sorteio, muitos vão morrer e nunca serão sorteados e outros sempre serão sorteados, entre as possibilidades tem o jeitinho Brasileiro, nesse jeitinho Brasileiro quem vai perder são os pobres. Os pobres sempre foram colocados em segundo plano, nunca serão valorizados por enquanto, por que a questão da ética no Brasil é apenas para beneficiar quem é poderoso, veja numa empresa só cobrada a posição ética em benefício da empresa, O Estado só visualiza a postura ética para cobrarem impostos e prender os infratores, para repassar o que é de direito do contribuinte não é assim que funciona. O Estado é um opositor do povo, assim classificou o pensador Locke, ora no estado não há lugar para misericórdia, pelo menos nesta versão de Estado. Finalizando que sorteio nunca será uma demonstração de melhor maneira de fazer a inclusão do aluno na Universidade. Quando tiver uma escola que possa elaborar uma análise com raio-x, uma proposta de análise da profecia, com um olhar diferenciado para o aluno, na visão Vygotsky e Piaget que poderá ser um modelo de atestar uma pessoa com bases naquilo que foi realmente estudado, prova na capacidade do aluno, atualmente as provas são uma loteria impossível avaliação um aluno para entrar na faculdade. Acaba entrando muitos alunos que chutam o vestibular e acabam acertando por mero “chute” no escuro. Este sim para o sistema foi bem avaliado. Outra coisa muito suspeita para um vestibular é a margem de lucro das empresas que fazem os vestibulares, ganham muito dinheiro, para o poder de compra dos Brasileiros, em termos de salários um vestibular custa hoje média de R$ 100,00 (sem reais) sem contar com as despesas de deslocamentos e alimentação, então concluindo que é o vestibular não é para pobres? A isenção do pagamento de taxa é um caso de sorte, é o mesmo que ganhar na loteria Federal, com o mesmo número pode ganhar um grande dinheiro na federal, quem já participou sabe que ninguém estar preocupado com os pobres. A Vunesp que trabalha com vestibulares não sabe avaliar uma redação, nem sabe como pontear uma redação corretamente, as avaliações estão cheias de grotescas descriminações é somente conferir pelas redações zeradas nos vestibulares, investigar a quem interessa.
    Espedito Siqueira dos Santos

  13. zeila disse:

    ACHO QUE O ALUNO FAZ MAIS PROVEITO DE TUDO QUE ESTUDOU SE A CADA ANO FIZESSE UM PROVÃO, CASO PASSE A CADA ANO, JA FICA SEGURO A VAGA PARA CURSAR UMA FACULDADE, NADA DE SORTEIO. NADA DE ARISCAR A SORTE TEM QUE TER CERTEZA QUE O SEU FUTURO ESTÁ CERTO.

  14. zeila disse:

    Se esse projeto vigorar vai tirar muita gente da espera da sorte, tem muito brasileiro capacitado, para está em uma faculdade, para se formar em algum curso superior o governo tem que apoiar esse projeto seja lá de quem for, seja la de que partido for não interessa o que interessa nesse momento é que tem muita gente querendo cursar uma faculdade e está do lado de fora. Por que muita gente não pode pagar uma particular e fica fora, e os filhos de papaizinho que estou a vida inteira em colégio particular tem mais preparo para dispultar uma faculdade federal eo alunos de escola pública que poderia está com a sua vaga reservada tem seu direito roubado.

  15. Eder disse:

    Vai ser bom para quem não gosta de estudar, e vai ser bom para a camada pobre deste pais, pelo serto, só deveria participar os baixa renda, sertamente este projeto devera ter varias emendas ao longo do processo de tramitação nas câmaras.

  16. Vai ser bom para quem não gosta de estudar, e vai ser bom para a camada pobre deste pais, pelo serto, só deveria participar os baixa renda, sertamente este projeto devera ter varias emendas ao longo do processo de tramitação nas câmaras dos Deputados e Senado.

  17. aparecida disse:

    acredito q o vestibular nao deve acabar pois è uma maneira de classifica quem gosta de estudar e quer prosseguir a conhecimentos do ensino superior, para assim os q nao gostam de estudar aprender q na vida tudo se consegue com esforço.

  18. Pedro Felipe Persona disse:

    Isso é coisa de quem não prioriza a educação ou melhor prioriza apenas no discurso. Como a educação é responsabilidade de poder público, esta devería ser de acesso universal em todos os níveis. Em nível superior deveria ser utilizada a tecnologia disponível para viabilizar acesso à universidade a todos os cidadãos .

  19. priscila fabiane disse:

    eu acho que o vestibular esta ai pras pessoas poderem se prepara mas , porque o pais ja tem um ensino bastante atrasado muito fraco emagine sem o vestibular, e da honra quem tem honra. quem estudou e se preparou o ano todo pra passa tem o direito de passa e nao fica esperando sorteios isso ja e uma estupideis isso nao tem nem logica , como vamos fazer um pais melhor cheio de erros e sorteios porque todos nos somos capazes mesmo estudando em escolas publicas temos o direito de construir o nosso futuro e de realizarmos os nossos sonhos …
    temos que acaba com as injustiças.

  20. raniery oliveira disse:

    o goveno deveria apresentar projetos para melhorar a qualidade de ensino e contrução de universidades mais preparadas tecnologica….

    nao complicar mais a situação do estudantes q vem de 1 a 4 anos de preparo por nada ..

    desrespeito ….

  21. Mariane disse:

    Entrar numa universidade é questão de conhecimento, de estar bem preparado afinal estamos falando de futuros profissionais. Como podemos decidir um futuro médico, dentista(profissões que envolvem vidas) através de um sorteio? Se essa lei for aprovada estaremos caminhando para o abismo, afinal se hoje é comum os herros profissionais, erros estes que deixam grandes consequencias, imagine quando estudar for questão de sorte?

  22. :B disse:

    ossa, se matem então!sorteio? que inútil!alunos que viram madrugadas sem dormir, estudando, comprometendo até mesmo a saúde pra depois por uma questão de azar não serem selecionados?brincadeira.realmente.

  23. Ana Luísa Scarionne disse:

    O metodo de divorciar o vestibular do ensino medio ou melhor da decoreba, pode ser bom, mas um sorteio pode ser tão injusto qnto o proprio vestibular.

    Isso tem seus prós e contras , mas não irá funcionar se o pais não mudar o jeito de ensino, a mudanla tem os principios norte americanos mas o ensino brasileiro não.

  24. Luana disse:

    É um absurdo! O ingresso do estudante à uma Universidade Pública deve ser feita unicamente por meio do conhecimeto obtido ao longo do seu período escolar . A rede pública de educação está defasada ! Nao é interesse do governo modificar esta situação , ao apresentar politicas absurdas , como o sorteio ou cotas para estudantes de rede pública e para negros , o governo ludibria a população e mantem-se omisso . Porque Eles nao propõem medidas para a melhoria do ensino publico no Brasil ?

    Sem mais , despeço-me .

  25. simone disse:

    Este projeto de lei pode fazer cair o nível das faculdades, o que tem que ser avaliado é se os alunos terão condições de frequentar uma universidade e se concluirão o curso,se vão conseguir acompanhar o nível de ensino, já que o grande público das universidades federais são de classe média, que sempre tiveram um ensino com mais qualidade em escolas particulares.
    Com este novo projeto todos terão chances iguais de frequentar uma universideda , ( pobres e ricos), mas a universidade estará preparada para esse novo publico?ou essa será uma nova maneira de excluir incluindpo?

  26. Angélica Poliana disse:

    Esse projeto é uma piada.a A educação básica pública no Brasil é uma calamidade , em vez de ficarem criando leis para acabar com o vestibular deveriam ver a situação do ensino público.

  27. Profeta disse:

    Acredito que esse nosso amigo Politico entrou por sorteio na politica!!!
    falta de bom senso e acima de tudo de visão, depender da sorte de um sorteio, acredito na capacidade e no merito de cada um e acima de tudo ser justo. O sorteio é algo injusto. Pergunta a esse politico o que ele acha de realizar o mesmo esquema para politicos eleitos, em uma primeira etapa ele é votado e na segunda etapa é ´promovido um sorteio entre os mais votados. Precisamos manter o nivel da educação a nivel superior, se não chegaremos a ficar como o pessoal de brasilia ” SEM CAPACIDADE DE FORMULAR PROJETOS DE LEIS”

  28. Édina disse:

    Atualmente todos os métodos de escolhas para uma formação melhor é toda discutível, pois há ensino fundamenta,médio e superior de má qualidade, métodos diamicos sendo postos e oferecidos a todos com vantagens e com a receita maravilhosa de um lugar ao sol e dando a ilusão de ter um futuro melhor em pouco tempo. Não há fiscalização, cobrança tanto no que se refere a profissionais e estruturas de ensino. O que vejo é o descaso da sociedade em deixar as coisas como estão sem levar em conta , é em algum tempo de sua vida você precisará destes veículos e ai ?? Devemos cobrar escolas mais limpas, porque higiene está no currículo de casa, maus modos também está no curriculo de casa, e aos mestres a cobrança no aprender e as secretarias e outros orgãos, revisãr a qualidade de tudo, não somente em época de eleição, e cabe aos pais serem mais responsáveis sobre o comportamente de seus filhos. Não há ensino se professores não forem avaliados semestralmente, alunos avaliados anualmente e as instituições anualmente. Poderemos ter um quadro de estatística positivo ou mostrando os lados a resem concertados, para não termos os quadros atuais.Se Instituições de ensino dêem aos professores meios para tal. Só cobrar não adianta, devemos policiar o andamento de nosso futuro mesmo que não precisamos dele mas não deixar outros passarem dificuldades sem necessidade. Um olhar observador sobre as instituições e o que elas realmente fazem em prol de melhorias.

  29. Marcelo disse:

    Sou contra!!!!!!!!
    Creio que será mais uma forma de mais pessoas ganharem um dinheirim, só faltava essa para a educação. O que deve ser feito? Investimentos sérios, principalmente na formação, pos-fornação dos professores, escolas públicas materializadas, espaços criativos para o ensino-aprendizagem.
    O país, e não apenas os políticos, deveriamos dar mais atenção ao setor educacional, porque a partir dele, e com ele, evitar alguns males que perturbam a sociedade, e aumentar o pensamento critico-reflexivo e bulinar com aqueles que pensam que o povo ainda é massa de manobra.
    Vlw.

  30. Pingback: business

  31. Hi, i think that i saw you visited my blog thus i came
    to “return the favor”.I am attempting to find things to enhance my site!
    I suppose its ok to use some of your ideas!!

  32. leila disse:

    acho que a exemplo dos estados unidos os alunos tinham que ser escolhidos por historico escolar do ensino médio isso con certeza “forçaria” o aluno a se dedicar mais , o intelectual nao ficaria de fora e seria bem melhor doque um vestibular .

  33. It’s going to be end of mine day, but before ending I am reading this enormous post to improve my knowledge.

  34. Dentista disse:

    Adorei seu post! Muito obrigado mesmo, estou construindo um site sobre dentistas e seu artigo ajudou bastante,
    levantei informacoes sobre tratamentos dentarios, a importancia da higiene bucal entre outros fatores.
    Vou te adicionar aos favoritos.

  35. Thank you for the auspicious writeup. It in truth used to be a leisure account it. Glance complicated to far added agreeable from you! By the way, how can we keep up a correspondence?

  36. Brasilien disse:

    MilagroLa Portugal MartyAstu
    MarySkill England ShelliSto
    HazelLpv Ryssland RobertHwn
    TrenaStan Sverige LeonidaBe
    ForrestKa Island KellyHalv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *