ProUni – conhecendo melhor

Aproveitando a emergência dos resultados da edição 2008 do Prouni, resolvemos trazer algumas informações interessantes sobre esse programa tão comentado no meio universitário.

O que é?

Propaganda do ProUni - 2007O ProUni – Programa Universidade para Todos – é um programa do governo federal criado no primeiro mandado do presidente Lula, que tem como objetivo principal inserir estudantes de baixa renda na Universidade através de Bolsas de estudo (parciais e integrais) em instituições privadas de ensino superior (que recebem isenção de impostos). A seleção é feita a partir dos resultados no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

O programa, segundo o MEC, está articulado com a criação de universidades públicas federais e novos campi para as existentes, além de ampliação de vagas, para cumprir as metas de ter 30% dos jovens entre 18 a 24 anos no ensino superior (contra os atuais 12%, segundo o Ministério).

Como participar?

Para participar do ProUni, o candidato deve realizar a avaliação do ENEM e acertar ao menos 45 pontos (na média entre a redação e a prova objetiva) e ter renda familiar de no máximo 3 salários mínimos para bolsas parciais e de no máximo 1 salário mínimo e meio para bolsas integrais. Além disso o candidato deve ter uma das condições abaixo atendidas:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
  • ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
  • candidato com deficiência, ou
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Fonte: MEC

Bolsa permanência

O governo oferece uma bolsa (de até R$ 300 por mês) a estudantes que possuem bolsas integrais do ProUni e estão em cursos com carga horária com na média 6 horas diárias de aula.

Essa ação de assistência estudantil visa a permanência do estudante de baixa renda em um curso que possui uma carga horária alta, que torna difícil que ele consiga um emprego.

Primeiro Encontro dos Estudantes do ProUni

Propaganda ProUni 2006Uma iniciativa inovadora, democrática e aparentemente muito interessante foi o primeiro encontro dos estudantes do ProUni, organizado pela União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), e que contou com a presença de Fernando Haddad, Ministro da Educação. Após as discussões, uma carta foi encaminhada ao Ministro com as reivindicações e sugestões dos estudantes.

Debate

Como ação de caráter temporário, o ProUni parece cobrir um vazio e introduzir mais jovens na educação superior, mas o programa é alvo de diversas críticas. Dentre elas, podemos destacar a acusação de ser uma ação imediatista, a de que como o governo tem as universidades públicas federais, seria mais lógico ampliar as vagas dessas universidades e de estar sendo mais vantajoso às universidades privadas. O que você acha?

Leia também

E veja os vídeos:

Tags: , , , ,

Esta entrada foi publicada em Política Educacional, ProUni, Todos os artigos, Universidades e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas para ProUni – conhecendo melhor

  1. Ricardo Righetto disse:

    O ProUni tem seus méritos, mas uma crítica severa que faço é a facilidade existente em se burlar os requisitos de renda máxima. Um dos meios mais fáceis é quando o jovem não tem emprego (ou tem, mas informal) e os pais trabalham como autônomos ou informais também. Sei que tornaria o processo bem mais complexo, mas sugiro que poderia ser feito algum tipo de cruzamento de dados com as declarações de imposto de renda.

  2. Lucas Andrietta disse:

    Acho muito importante a crítica ao ProUni como medida imediatista. Digo isso porque o argumento colocado é sempre o de que o programa está inserido num pacote de medidas maior, dentre as quais está a ampliação de vagas em universidades federais. Porém, esta ampliação também é feita de maneira irresponsável, pois degrada a qualidade do ensino nessas instituições.
    Por isso, embora o ProUni possa representar para muitos uma oportunidade, do ponto de vista individual, não devemos nunca nos esquecer de que esta medida é apenas uma alternativa ao problema principal, que é a incapacidade que o Brasil tem de oferecer ensino superior de qualidade a todos os jovens (ou pelo menos a grande parte deles). Acredito que não devemos perder essa perspectiva.

  3. alex santos lima disse:

    o pro uni e muito bom , porém as instituições estão fazendo do aluno cachorro. eu meswmo fui selecionado passei por entrevista da unip, dizem que esta tudo certo ja vai fazer 20 dias e ate agora não posso começar sendo que no pro uni ja esta tudo certo documentação ja levei todas fui aprovado e eles não deixa eu começar fala que eu tenho que esperar eles ligar. e até hoje nem dero satisfação. mas vou insistir. e a fiscalizaçõa do pro un i nem tem . por que no 0800 eles nunca sabe de bnada e nem resolve nada estamos na mão deles.

  4. Rosany Mary Souza disse:

    Sou aluna do curso de Direito em uma das mais conceituadas universidades, tida como referência nacional. Estou no 4º Semestre e até agora não fui reprovada em nenhuma disciplina.Sou líder de sala, de equipe, e Monitora de Direito Constitucional. Precisava desta oportunidade para estudar pois não tenho condição financeira para pagar faculdade. Agradeço a Deus, ao Governo Lula e ao trabalho do Ministro Haddad, pelo direito de estudar Direito.

  5. Fernada disse:

    Agradeço ao governo Lula e a Deus pela oportunidade de poder cursar uma Universidade. Jamais teria condições…acredito muito neste programa.

  6. alex santos lima disse:

    Eu fiz algumas criticas do pro uni no inicio de 2008, pois achei viavel no momento, por que fizeram eu correr igual um loco. mas hoje agradeço muito o governo a Deus e ao Povo brasileiro que escolheu um presidente que pensa no povo sei que nunca eu iria fazer um curso superior hoje estou no 3 semestre e sou o melhor aluno da sala , ou seja todos que faz pro uni sempre são os destaque da sala . o governo lula e dez . os outros nunca pensaram na educação e hoje estão todos com dor de cutuvelo por que sÕ BURROS FANTASIADOS DE UNIVERSITARIOS , O DIPLOMA DELES É O DINHEIRO NO BOLSO , E PROJETO PARA OS RICOS . VALEUUUUUUUUUU. LULAAAAAAAAAA.

  7. Fernando disse:

    Tem gente que gosta de criticar o PROUNI, mas qualquer tipo de crítica se torna insignificante para uma pessoa que não tinha NENHUMA perspectiva de vida, e hoje, graças a ele, pode sonhar (e estudar igual cachorro) para ter um futuro melhor. Eu, que não tinha a mínima chance de fazer direito, hoje agradeço o meu futuro ao PROUNI. E aí mané, isso não vale nada? Pare de reclamar feito uma velha que tem coisa muito pior que isso no Brasil!

  8. Pingback: ENEM: o novo vestibular unificado » Futuro Professor

  9. Sergio Café disse:

    Preciso com urgencia elaborar um trabalho para a universidade, sobre o proune. Preciso de ajuda. Agradeço todas as idéias que me forem enviadas.
    Obrigado.

  10. Donnie disse:

    Thanks for the good writeup. It if truth
    be told was once a amusement account it. Look complex to more added agreeable from you!
    By the way, how could we keep up a correspondence?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *