Reforma Ortográfica

O que é?

O Acordo Ortográfico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visa padronizar a ortografia do português nos oito países que possuem essa língua como pelo menos uma das oficiais. Os países membros da CPLP são: Brasil, Portugal, Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Clique aqui para ler o Acordo em .pdf e ver o que mudará na ortografia oficial.

Por que padronizar?

A padronização da ortografia supostamente favoreceria a Promoção da Língua Portuguesa no mundo. Facilitaria seu estudo e seu uso por estrangeiros em qualquer um dos oito países de língua portuguesa. Traria, de certa forma, uma identidade lingüística lusófona a esses países e a seus falantes.

Sai ou não sai?

A primeira tentativa de acordo foi em 1990. Até hoje, os países ainda não efetivaram as mudanças. Um Protocolo Modificativo foi redigido para que o acordo pudesse ser aprovado contendo a retificação de apenas 3 países da CPLP.

O Acordo já está ratificado, mas falta ainda que cada país ratifique seu protocolo modificativo. No Brasil, o Acordo está para entrar em vigor a partir de 2008.

Período de transição

É claro que não deveremos mudar nossa escrita da noite para o dia. Está previsto um período de transição para que as pessoas se acostumem com a nova ortografia e as editoras possam atualizar suas publicações.

Nas escolas

Luís Fonseca, secretário-executivo CPLP, diz que nos primeiros anos não haverá reprovações nas escolas por problemas de hifenização ou acentuação (em relação às novas regras). Ainda mais porque apenas 1,5% das palavras, no máximo, sofrerão alguma modificação com o Acordo.

Veja sobre guias da Reforma no Futuro Professor!

Leia mais:

Esta entrada foi publicada em Política Educacional, Reforma Ortográfica, Todos os artigos e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

70 respostas para Reforma Ortográfica

  1. pseudo forense ferrari disse:

    ACHO AS REFORMAS IMPORTANTES PARA O PAÍS DESDE QUE SEJA DEFINITIVA E FACILITE O APRENDIZADO,POIS, OS JOVENS ESTÃO PERDENDO TEMPO DE MAIS COM BALELAS, REGRAS DE MAIS, QUE ATRAPALHAM. NADA É IMUTÁVEL É PRECISO UMA REFORMA PARA QUE O TEMPO PERDIDO E AS ENERGIAS GASTAS COM APREDIZAGENS DE ACENTOS DESNECESSÁRIOS SEJA USADOS PARA OUTROS RAMOS DO CONHECIMENTO, POIS A ESTRATEGIA POLÍTICA DE CRIAR ANALFABETOS PARA FICAREM COM OS PIORES CARGOS,SEREM DOMINADOS E SER UMA MÂO-DE-OBRA BARATA NÃO FUNCIONA MAIS.
    HOJE NÃO SAMOS OS DE ONTEM, AGORA É FAZER O CONTRARIO.A CAMADA DOMINADA PRECISA TER MAISI FACILIDADES NO CONHECIMENTO PARA QUE POSSA DESENVOLVER NOVOS EQUIPAMENTOS. E DEIXAR DE COMPRAR TUDO DE FORA POIS SÃO UNS INCAPAZES, CUPA DA CORRUPÇÃO RECORDISTA, MEDALHA DE DIAMANTE BANHADA EM RUBI RECHEADA DE ESMAERALDA PARA A POLITICA BRASILEIRA NAS OLEMPIADAS É DETAPERACAMPEÃO, SEM CONCORRENTES NOS JOGOS OLÍMPICOS

  2. Analfarante disse:

    Eu num cei pur domdi cumeçá.
    Maisi axu qui o BRaziu nâu encina direito o qui já t~en no curricu iscolá
    ficum inventamdu moda.

    Quem sofri ê noisi us istudanti

  3. henrique disse:

    Gente essa ortografia vai atrapalhar nos que estamos apredendo os alunos

  4. otilia disse:

    por que teve esta mudança?

  5. Pingback: Manuais de Ortografia para o novo Acordo Ortográfico » Futuro Professor

  6. bruno disse:

    esse saite me ajudou muito obrigado

  7. carla disse:

    eu adorei!!!!!!!
    jah aprendir td……

  8. nos achamos que o brasil é uma merda que não ensina nada!!!!

  9. eu achu o lula muito sex e muito gatu!!!!ele tem…

  10. lais disse:

    Infelizmente não incontrei o que eu queria….
    Podia ter uma explicação mais completas.

  11. Iasmine disse:

    Primeiramente, como todas as coisas, a reforma ortográfica apresenta fatores positivos e negativos. Essa tentativa de unificar a língua nunca acontecerá, pois mesmo que diminuam as diferenças ortográficas, existem outros fatores semânticos e fonológicos, por exemplo, que não mudarão. O brasil é um país do tamanho de um continente em ralação a Portugual, com uma população muito maior e etc. Portanto, há uma diferença enorme entre os dois países, que parecem falar línguas diferentes. Sem falar nos outros países lusófonos que apresentam varios dialetos internos além da língua oficial ( alguns nem foram consultados a respeito da reforma). Maior ainda que os benefícios desta reforma são os gastos financeiros para editar e mudar todos os livros. Acho que não há motivos por parte dos brasileiros para se preocuparem tanto com essse novo acordo, pois só foi alterdo 2% da língua portuguesa e, ainda temos até 2012 para nos adaptarmos.

  12. erika jaminy disse:

    eu achei ruim, porque nós ja aprendemos a antiga regra, e agora para apredermos essa nova regra vai ser ruim.

  13. to pensando como fica com essa reforma!!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    Quando eu pensei que estava me dando bem em português veio essa palhaçada de reforma e complicou a minha cabeça mais ainda!!!!
    rsrsssrsrsrsrs
    O que era errado agora é CERTOOOOOOOOOOOOOO!!!!
    Que chatice!!!!!!!!!!!!!!!!
    Em fim, não gostei e não concordo!!!!!

  14. maira cristina disse:

    eu estudo namelhor escola da mnha cidade, é particular e adoro a cobrança dos meus profs em relaçao ao portugue é culto saber fla

  15. Há que se estudar uma reforma profunda que dure para muitos séculos. Veja o exemplo: http://www.alfabetosemamarras.org
    Obrigado. José Perea Martins (jose.perea@uol.com.br)
    Presidente da ONG Alfabeto sem Amarras

  16. Hi there

    I’m not sure my partner and i comprehended totally everything you meant by that, could you increase more about faces cosmetics ?

    All the best

  17. Magnificent goods from you, man. I have understand your stuff
    previous to and you’re just too great. I actually like what you’ve acquired here, really like what you
    are saying and the way in which you say it. You make it entertaining
    and you still take care of to keep it wise. I cant wait to read much more from you.

    This is really a great website.

  18. There’s definately a great deal to know about this topic.
    I like all of the points you’ve made.

  19. Usually I don’t read article on blogs, but I wish to say that this write-up very forced me to check out and do so! Your writing style has been amazed me. Thank you, very nice article.

  20. Hmm it appears like your website ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing. Do you have any tips and hints for novice blog writers? I’d genuinely appreciate it.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *