Wiki e a aplicação no ensino

Após algumas conversas com a Débora – que escreveu diversos textos interessantes sobre o assunto – e acompanhar algumas tentativas mal sucedidas de aplicação do wiki na educação, resolvi elaborar este artigo para elucidar algumas questões e levantar o debate sobre a utilização desta importante ferramenta no apoio ao ensino.
Criação Colaborativa

O que é Wiki?

Wiki é um termo designado para aplicações web colaborativas, que permitem a edição coletiva de suas informações. O exemplo mais conhecido de um wiki é a Wikipedia, enciclopédia cujo conteúdo é construído de modo coletivo, pela colaboração de todos os interessados.
A edição de conteúdos em sistemas wiki é bastante fácil e dinâmica – “wiki wiki”, no idioma havaiano, significa super-rápido.

Características

Os Wikis possuem muitas características interessantes:

  • guardam histórico das alterações, permitindo desfazer mudanças equivocadas e acompanhar a evolução do conteúdo;
  • possuem, normalmente, uma área de discussão para cada página, possibilitando debate antes das alterações serem concretizadas;
  • não é obrigatório o cadastro para edição das páginas (variando de acordo com o contexto de uso);

A desvantagem dos wikis geralmente diz respeito aos constantes vandalismos e fraudes, já que, normalmente, o sistema é aberto para edição. Este problema é solucionado ao restringir o conjunto de usuários com acesso ao sistema (através de um cadastro).

Uso do Wiki no Ensino

Como disse a Débora, são muitos os benefícios que seu site wiki pode trazer às aulas, principalmente, como extensão da aula na internet, gerenciando o calendário de atividades e o desenvolvimento de trabalhos coletivos entre os alunos.

Porém, para ter sucesso no uso do wiki no ensino é preciso, muitas vezes, mudar a mentalidade do uso das tecnologias na educação. Se não houver um plano completo da escola – com infra-estrutura, laboratórios e aulas de informática (ainda que o wiki não necessite conhecimentos avançados no assunto), com treinamento dos professores sobre os processos de uso do wiki e a incorporação em toda a escola da ferramenta – a tendência é o fracasso e a desistência do uso.

Nesse contexto, cito aqui um trecho da supracitada entrevista com Stweart Mader:

CE: O que leva um projeto de uso de tecnologia em educação falhar? Quais são os erros mais comuns que os professores cometem?
SM: A maior falha que já vi é usar a tecnologia como “um algo a mais” às maneiras tradicionais de ensinar. Ela necessita ser integrada inteiramente no curso e a participação tem que contar como crédito do mesmo para que seja bem sucedida.

Tendo incorporado estas mudanças, experiências bem sucedidas que merecem destaque no uso do wiki dizem respeito às pesquisas escolares elaboradas coletivamente. Para tal, com um tema elaborado – e que desafie o aluno – juntamente do incentivo do uso da “página de discussão” antes das edições, pode trazer muitos resultados, entre os quais destacamos:

  • inibe a técnica do “copia-e-cola”, e auxilia o aluno no trabalho de pesquisa e leitura;
  • ensina a trabalhar coletivamente, através da necessidade de discussão antes de realizar alterações;
  • através de um cadastro (que deve ser simples e rápido, ou automático e integrado às contas dos alunos nos laboratórios de informática), permite um maior controle sobre quem colaborou e como, e há um incentivo maior à participação de todos, além de ajudar a evitar (não consegue impedir) – a concentração dos trabalhos em grupo nas mãos de poucos.

Reitero que antes de aplicar os wikis – bem como qualquer outra tecnologia – no ensino, é necessário aprofundar-se no assunto e elaborar um planejamento concreto e eficaz para a incorporação de um projeto coeso e amplo do uso das tecnologias na escola.

O que vocês acham? Alguém tem alguma experiência – positiva ou negativa – para compartilhar?
Leia mais:

Esta entrada foi publicada em Todos os artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

36 respostas para Wiki e a aplicação no ensino

  1. Debora disse:

    É isso aí, André, obrigada por atender meu pedido!! É mesmo muito necessário que o professor saiba o por quê do uso da tecnologia. Senão fica lá uma coisa sem sentido. E depois as pessoas escrevem matérias em grandes mídias dizendo que a tecnologia nada ajuda em sala de aula…

  2. Andrea Toledo disse:

    Ei, André! Sou sua companheira no grupo de discussão dos blogueiros no Yahoo. Bacana demais conhecer seus artigos. Vou lincá-lo agora para não correr o risco de perdê-lo de vista. Grande abraço
    Andrea Toledo

  3. Goethe disse:

    Um excelente blog, bastante completo e atual, que trata a Educação com seriedade e destaque.
    Parabéns ! Vou adicioná-lo aos nossos links.

  4. Oi, André:
    Fiocu ótimo seu texto sobre a wiki.Realmente ainda há muita confusão sobre o uso da ferramenta.
    Obrigada pela visita ao meu blog.
    Abs e bom feriadão.

  5. susana lima disse:

    Boa tarde, Andre.
    Gostei muito dos comentários e me ajudou a pesquisar sobre um trabalho que preciso apresenta-lo amanha. Sobre o papel da educação na sociedade tecnológica. valeu um feriado abençoado.
    Aproveito para convidalos a fazer parte do grupo educadores formadores de opinião@googlegroups.com

  6. Pingback: Miriam Salles » Wiki: Laboratrio de Informtica Educacional

  7. Pingback: Computadores e desempenho escolar » Futuro Professor

  8. Pingback: Aulas com Wiki #1 » Futuro Professor

  9. Pingback: Aulas com Wiki #2 » Futuro Professor

  10. Henrique disse:

    Falar nisso, tive uma experiência há um tempo.
    Era uma disciplina sobre o uso de ferramentas informacionais em pesquisas sociais. Começamos buscando bases de dados e acabamos fazendo um estudo introdutório sobre o comportamento de jovens em três países — escolhidos da forma bizarra — com relação à internet.
    Enfim, o estudo não foi sério, nem quase nada ali. Mas, antes de entregar o trabalho (éramos cinco matriculados), alguém deu a idéia: vamos usar um wiki!
    E usamos. Ao contrário de inibir, no nosso caso, a técnica do copiar e colar, ele acabou incentivando-a — mas de uma maneira que eu enxergo como positiva: acumulando os dados de forma organizada (explico: a informação na internet “varia” demais e, se você pretende fazer uma pesquisa, é bom começar a colecionar reportagens e artigos interessantes em algum caderno de notas virtual); a bibliografia se viu extendida de maneira assustadora (o professor, também, incentivava algumas leituras digamos “superficiais”) perto do que teríamos lido para um trabalho “normal” sobre o tema (bizarro).
    Mas o que mais gostei (e estou tentando aplicar, novamente, sozinho, na redação de minha monografia), foi a escrita do texto. Não porque foi escrito coletivamente (no final, um besta teve que formatar tudo e tudo o mais), mas a edição dele. A função de histórico, parece-me, ajuda a experimentar mais (você consegue recuperar tudo em caso de algum acidente), e as opçoes de formatação facilitam a exposição das idéias (muita gente não explora, no editor de texto, a estruturação de idéias com títulos, subtítulos, etc.). Bom, é isso.

  11. Biosfera MS disse:

    Gostei do texto…ajudou muito na pesquisa q estou fazendo sobre o uso da internet em sala de aula. Obrigada

    Biosfera MS

  12. Henry disse:

    http://www.wikiindex.com É um wiki dedicado a categorizar wikis em geral, tanto os que oferecem hospedagem gratuita de wikis quanto os wikis do público em geral. Existem mais de 5 mil wikis categorizados lá e uns 20 serviços gratuitos de hospedagem de wikis. Pra quem for instalar um wiki num domínio próprio é pré-requisito saber um mínimo de banco de dados, script e windows ou linux. Pra quem for hospedar num serviço pronto é pré-requisto saber um mínimo de navegação, criação de contas, administração de permissões e formatação de texto.

    No meu caso fui criar um wiki dedicado somente a questões de vestibular, um wiki caiu como uma luva. 3 coisas foram essenciais: formatação e folhas de estilo, um wiki permite isso; categorização de páginas e listagem, um wiki permite isso. Formulários de inserir texto acessíveis, alguns wikis tem isso. O maior problema é que 99% dos serviços prontos pecam numa coisa ou outra, alguns são pobres demais na formatação ou na categorização de páginas, outros são pesados demais com um monte de recursos extras além de um wiki e alguns não permitem mudar a aparência do site.

    O mediawiki que é usado na wikipédia por exemplo, funciona melhor como enciclopédia ou dicionário, não dá muito certo fazer sites nele. A instalação padrão do mediawiki e dos serviços prontos feitos com ele não tem recursos de criação de sites com menus, formulários, agendas, imagens, banners, animações, etc, funciona basicamente criando páginas indivuais e categorias e subcategorias de páginas.

  13. Gostaria de usar no meu blog como ferramenta de recurso para construção de material didático por mim e por minha equipe, mas justamente o desestímulo é pq não houve 1 projeto previamente elaborado, e nem experimentei suficientemente a TIC.
    Acredito que com tempo, eu formate esse projeto prévio, apresente à equipe e uma vez aprovado, coloque os passos em ação e assim possamos usufruir melhor e de forma mais bem sucedida a linguagem.
    Um abraço e obrigada

  14. Vanildes disse:

    Oi colegas wikieiros da educação.
    Está chegando uma recruta na área.
    Estou iniciando meus estudos sobre o wiki aplicado ao ensino.
    Tive duas experiências com a construção textual colaborativa no wiki:, ambas no Moodle: uma como participante de contrução textual e outra como mediadora. Estou entusiasmada a continuar estutando sobre o assunto. Que bom que encontrei vocês aqui.

  15. Pingback: Wiki | Ambiente Virtual de Formação Igreja em Rede

  16. Cláudia disse:

    Eu tenho uma experiência bem sucedida com wiki na educação. No meu blog http://www.claudiamariano.wordpress.com há um resumo do meu trabalho, o link para a wiki e um tutorial para quem quer começar a criar sua própria wiki.
    Como educadora, acredito que não é mais possível ignorar as ferramentas Web na hora de elaborarmos nossos projetos de educação e mesmo nossas aulas.

  17. Pingback: sites de busca, divulgar site, buscadores, divulgação de site, cadastrar site, Sites de busca, cadastro em Sites, inserir site, cadastrar site, cadastro web, buscadores, divulgação de site, cadastrar site, divulgar site, web marketing, Web Marketing,

  18. Too many times I passed over this blog, and that was a mistake. I’m delighted I will be back!

  19. I do trust all of the ideas you’ve introduced for your post. They’re very convincing and can certainly work. Nonetheless, the posts are too brief for newbies. Could you please prolong them a little from next time? Thanks for the post.

  20. Thank you for the good writeup. It actually was once a entertainment account it. Glance complex to far brought agreeable from you! By the way, how could we be in contact?

  21. Rosane Vieira disse:

    Importante este tema. Observo que a educação e maneira de ensinar tem evoluído muito e continua em constante evolução. O Professor aos poucos vai trocando o quadro e o giz pela note e mouse…
    A tecnologia se tornou inevitável em cursos online, em salas de aula, etc…

  22. Pingback: chaussure blazer

  23. seo site disse:

    Nice post. I was checking constantly this blog and I’m
    impressed! Very useful information specifically the final section :
    ) I deal with such info a lot. I was seeking this
    certain info for a long time. Thank you and best of luck.

    My homepage: seo site

  24. Mailbanger disse:

    Excellent beat ! I wish to apprenticde whle you amend your wweb
    site, how cann i subscribe for a blog web site?
    The account helped mee a acceptable deal.

    I had been a little bit acquainted off this your broadcast offered bright clear idea

  25. Pingback: covert store builder website

  26. Hello my family member! Iwish to say that this article is amazing, great written and include almost all
    vita infos. I would like too peer extra posts like this
    .

  27. If you would like to increase your familiarity simply keep visiting this web site and be
    updated with the hottest news update posted here.

  28. Wp theme disse:

    I feel that is among the so much significant information for me.
    And i am glad studying your article. However should commentary
    on some normal issues, The web site style is perfect,
    the articles is actually great : D. Excellent process, cheers

  29. beding disse:

    Hello, every time i used to check webpage posts here early
    in the break of day, as i like to find out more and more.

  30. Pingback: servidor dedicados

  31. I blog quite often and I genuinely appreciate your information. The article has truly peaked my interest.
    I am going to take a note of your site and keep checking for new details about once
    a week. I subscribed to your Feed as well.

  32. Mc Koringa – Funk Convocacao – Funk

  33. Whey Protein, suplemento alimentar muito usado, se tornou um suplemento infantilidade rotina para fisiculturistas,
    competidores ou entusiastas.

  34. A criaçao de uma marca comercial é importante pois será
    a primeira coisa que seus clientes e clientes em potencial vao ver quando pensarem em fazer negócios com voce.

  35. Walmart Item Treatment Plans colver 100 % of
    the expense for repair or replacement, consisting of shipping charges for tthe exchange.

    Take a llok at my webpage security doors (taylorandstirling.webs.com)

  36. Entre em contato conosco agora mesmo e faça seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *