Educação

Conheça curso exclusivo da USP, que só pode ser feito via transferência interna dos próprios alunos

Inova USP
Foto: Divulgação

A Universidade de São Paulo oferece um curso único e inovador, voltado exclusivamente para alunos que já estão matriculados em qualquer graduação da instituição. O curso de Ciências Moleculares, presente no Inova USP e vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, se destaca por seu formato interdisciplinar e seu foco em formar pesquisadores aptos a atuar em diversos campos científicos.

O ingresso nesse curso não ocorre por meio dos processos seletivos tradicionais, como o vestibular da FUVEST, o Enem ou o Provão Paulista. Em vez disso, é necessário que o candidato já seja aluno de uma graduação da USP e participe de transferência interna, uma modalidade restrita e seletiva. A seleção é rigorosa e envolve duas fases: inicialmente, uma prova escrita com questões de biologia, física, química, matemática e inglês — todas abordadas de forma integrada e com foco no pensamento científico —, seguida por uma dinâmica em grupo.

A duração total do curso é de quatro anos. Nos dois primeiros semestres, chamados de ciclo básico, os estudantes recebem uma formação sólida em disciplinas como biologia, computação, física, matemática e química. A partir do terceiro semestre, entram no ciclo avançado, em que desenvolvem um projeto de pesquisa de sua própria concepção e personalizam sua grade curricular escolhendo disciplinas de qualquer instituto da USP — incluindo pós-graduação — com o apoio da coordenação do curso.

A proposta do Ciências Moleculares é formar alunos preparados para enfrentar questões complexas da sociedade contemporânea por meio da investigação interdisciplinar. Ao final da graduação, os participantes estarão mais bem equipados para ingressar nos principais programas de pós-graduação, no Brasil e no exterior.

São disponibilizadas até 40 vagas por ano, o que torna o processo altamente competitivo. A prova exige excelente preparo e está voltada para quem deseja aprofundar no método científico e na pesquisa. O ambiente de aprendizagem é diferenciado, favorecendo o desenvolvimento de autonomia intelectual e interdisciplinaridade.

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