Educação

MEC divulga resultado de edital sobre Educação Integral

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Foto: Divulgação/MEC

O Ministério da Educação (MEC) apresentou oficialmente o resultado do edital que selecionou experiências bem-sucedidas de Educação Integral em Tempo Integral em redes públicas de ensino. Ao todo, foram escolhidos 739 projetos em 25 estados brasileiros, abrangendo 714 municípios, incluindo 15 capitais. A iniciativa visa dar visibilidade a boas práticas que podem servir de modelo para escolas em todo o país, incentivando o fortalecimento da jornada escolar ampliada e mais inclusiva.

O que o edital pretende valorizar

O edital foi lançado com o objetivo de mapear práticas pedagógicas que realmente transformam o ambiente escolar, aproximando o currículo da realidade dos estudantes. Para isso, a seleção deu prioridade a projetos com foco na inclusão, diversidade, inovação, engajamento estudantil e fortalecimento da comunidade escolar.

De acordo com o MEC, as propostas foram avaliadas considerando diversos critérios, como a diversidade regional, número de alunos atendidos, impacto social, duração da implementação e resultados já obtidos. Além disso, foi levado em conta o equilíbrio entre escolas urbanas e rurais, grandes centros e regiões periféricas.

Iniciativas de destaque nas regiões brasileiras

Dentre os projetos selecionados, há experiências de destaque como:

  • Paraná: Um dos programas aprovados na rede estadual promove o protagonismo estudantil e a articulação entre currículo e territórios locais.
  • Espírito Santo: A iniciativa “Geração Protagonista” se destaca por envolver os alunos no planejamento e execução de projetos sociais dentro da escola.
  • Piauí: O projeto “Superchoque Educacional” introduziu tecnologia e abordagens criativas para ampliar a aprendizagem em tempo integral.

Essas experiências reforçam o potencial da escola como espaço de transformação social, indo além do ensino tradicional para abraçar cultura, cidadania, esporte, sustentabilidade e formação socioemocional.

Próximos passos: mapa interativo e Rede de Trocas

Segundo o MEC, os projetos selecionados vão integrar um mapa interativo nacional que será lançado em outubro. A plataforma permitirá que educadores, gestores e pesquisadores explorem os detalhes de cada experiência, favorecendo a troca de ideias entre redes públicas de ensino de diferentes regiões.

Além do mapa, será criada a Rede de Trocas, um espaço digital de cooperação onde professores e equipes pedagógicas poderão dialogar diretamente, compartilhar estratégias e aprofundar a formação continuada com base nas práticas aprovadas no edital. Um livro também está previsto para registrar os aprendizados das experiências e disseminá-los por todo o país.

Impacto nas escolas e comunidades

Os projetos escolhidos mostram como a ampliação da jornada escolar pode ser uma poderosa ferramenta contra a evasão e para o fortalecimento do vínculo entre os estudantes e a escola. As ações envolvem desde oficinas de cultura e esporte até projetos voltados à saúde mental, prevenção da violência, inclusão de pessoas com deficiência e valorização da identidade local.

A implementação dessas experiências contribui ainda para o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os não apenas para provas e exames, mas para a vida em sociedade — com pensamento crítico, responsabilidade social e sensibilidade humana.

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