Educação

Prêmio MEC da Educação Brasileira 2025: celebrando avanços, inclusão e equidade na educação básica

dd8377fa 724d 4b82 9242 03315706f8ac
Foto: Reprodução

Na emocionante manhã de segunda-feira, 11 de agosto de 2025 – Dia do Estudante –, Brasília foi palco de um momento profundamente simbólico: a entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, para homenagearem os protagonistas da educação básica em nosso país.

O evento marcou a primeira edição desta premiação, que laureou um total de 116 vencedores, entre redes estaduais e municipais de ensino, escolas, estudantes e professores. Ao todo, foram entregues 62 troféus e 54 medalhas em oito diferentes categorias (Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica).

O processo de seleção dos premiados, conduzido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), se baseou em indicadores robustos como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Enem, Avaliação da Alfabetização e dados do IBGE. Importante destacar: não houve abertura de editais ou inscrições prévias, garantindo a confiabilidade do processo.

Durante a cerimônia, o ministro Camilo Santana compartilhou uma mensagem forte e inclusiva: “o prêmio é uma forma de mobilizar toda a comunidade educacional deste país e reconhecer redes e escolas públicas em contexto de alta vulnerabilidade, contribuindo para a redução de desigualdades raciais no acesso e na permanência escolar. É aquele tripé: garantir acesso a todos, garantir qualidade da aprendizagem e assegurar isso com equidade e inclusão, sem deixar ninguém para trás, em todas as regiões brasileiras”.

Com emocionantes palavras de otimismo, o presidente Lula também se dirigiu aos participantes: destacou que o reconhecimento será parte da trajetória pessoal dos vencedores. “A partir de agora, esse prêmio vai fazer parte da nossa vida… Vocês vão poder colocar no currículo de vocês (…) que ganharam o Prêmio do MEC (…) isso é um motivo de orgulho.” E completou: “Com esse prêmio, tive a sensação de que estava entregando o ‘Oscar’ para vocês. O ‘Oscar’ da Resiliência…”.

Dentre os vencedores, o estudante Teylan Maciel Silva, de Rondônia, foi premiado na categoria Enem pelo seu alto desempenho na redação. Com humildade e gratidão, compartilhou sua trajetória: “Eles me mostraram que, com esforço e dedicação, é possível alcançar os sonhos mais distantes. Hoje, eu, filho de um nordestino semianalfabeto, estou realizando um dos meus maiores sonhos: estudar medicina na Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp… Educação é uma ponte que liga esperança à conquista”.

Também esteve presente a professora Amanda Santos, do Centro de Ensino de Tempo Integral de Guaribas, no Piauí. Ela emocionou a todos ao dizer que participar da cerimônia foi mais que um convite — foi um chamado para representar tantos professores que diariamente acolhem e acreditam no potencial dos jovens. “Hoje estamos celebrando mais do que um prêmio, estamos celebrando a certeza de que investir em educação é investir no futuro do Brasil. É preparar nossos jovens para os desafios do mundo…”.

A premiação prevê a entrega de troféus, medalhas, certificados e valores entre R$ 100 mil e R$ 500 mil, com destinação específica: os recursos serão utilizados na melhoria da infraestrutura, valorização dos profissionais da educação e outros investimentos alinhados às necessidades locais. O repasse se dá via Plano de Ações Articuladas (PAR) para estados e municípios, e pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para as unidades escolares.

Instituído pelo Decreto nº 12.521/2025, regulamentado pela Portaria nº 564/2025, o Prêmio MEC da Educação Brasileira reforça o compromisso com a equidade, a redução das desigualdades e a melhoria da qualidade de aprendizagem dentro do Plano Nacional de Educação. A premiação será anual, tendo ainda doado aos estudantes, sem custo para a administração pública, smartphones e tablets, gentilmente cedidos pela Receita Federal.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top